sábado, 4 de julho de 2009




A culinária junina é característica fundamental do ciclo junino, que tem o milho por base e herança herdada dos povos indígenas das Américas. Inúmeras receitas consagraram-se e atestam a miscegenação das raças formadoras do povo e da cultura brasileira. Milho assado ou cozido, pamonha, canjica, bolo-de-milho, pé-de-moleque, bolo de macaxeira, bolo de batata-doce, bolo Souza Leão e outras gostosuras. É de deixar água na boca e alguns quilinhos a mais, felizmente, queimados pela energia desprendida no forró, quadrilhas, xaxado e ciranda... Com vocês a Quadrilha dos alunos dos 1º e 2º anos da Escola Municipal Professor Lázaro Rosa Muniz.


Na história do Brasil há informações a respeito do milho desde a chegada dos portugueses e era também uma das bases alimentares da época. Os portugueses não demoraram a se apropriar do milho tanto para seu próprio consumo como também para a alimentação de seus animais. Em 1618, “o milho dava bolos, havendo ovos, leite, açúcar e a mão da mulher portuguesa para a invenção”. O que não se pode negar, definitivamente, é que a partir de suas matrizes americanas, o milho ganhou o mundo e se tornou, sem dúvida alguma, um dos mais importantes alimentos de que se tem notícia. Com vocês os alunos do PAIF – PROGRAMA DE ASSISTENCIA INTEGRAL À FAMILIA, com a apresentação de dança portuguesa “Bate o pé”.



GALERA CORAÇÃO

Aqui, o assunto vira comédia. Ou tragicomédia, se quiserem. Pois a busca do amor tem originado as mais inusitadas “propriedades afrodisíacas” nos mais pacatos alimentos, como o milho.
O milho também é sinônimo de amor nas festas juninas, pois, com glucose de milho, fazemos a maçã do amor que é famosa em junho, quando começam a pipocar pelo país as festas juninas e é o mês do Dia dos Namorados.
O amor nas Festas Juninas é assim:
Ainda que não saiba, alguém te espera.Ainda que não queira, alguém te quer.Ainda que não veja, alguém vê tua alma.Ainda que chores, alguém te acolhe e enxuga tuas lágrimas.Ainda que não sorrias, alguém sorri pra você.Ainda que não ames, alguém te ama com infinito amor.Ama incondicionalmente.
Ama apesar, ainda, e mesmo que você pense que amor assim não existe.Existe.
Com vocês, os alunos dos 3º, 4º e 5º anos da Escola Municipal Professor Lázaro Rosa Muniz, sob a coordenação das professoras Linéia, Fabiana Nunes, Edjanes, Maria Eliete e Monalisa, com a apresentação “Galera Coração”.















O milho é o principal grão cultivado em Minas e a cultura está presente em 841 municípios. O aumento da produtividade das lavouras de milho ocorre sucessivamente em Minas. Desde 1990, o rendimento nas plantações apresentou um crescimento de mais de 200%. Os maiores produtores de milho no Estado são os municípios de Uberaba (Triângulo Mineiro), Unaí (Noroeste) e Sacramento (Alto Paranaíba).
Assim, convidamos os alunos dos 1º e 2º anos da Escola Municipal Professor “Lázaro Rosa Muniz”, sob a coordenação das Professoras Linéia, Fabiana Nunes, Edjanes, Maria Eliete e Monalisa com a apresentação
“Se o Mar não tem Minas”.

FESTA JUNINA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS/2009


Tradicional Festa Junina das Escolas Municipais de Pirajuba.
Neste ano, com destaque para o MILHO, um cereal dourado cultivado em grande parte do mundo e de grande importância histórica para o Brasil e para o nosso município.



Fazendo suco saudavel com a professora Adriana e a nutricionista Priscila....


1º ano da Professora Adriana Vespertino